È sem sombra de dúvida um dos poetas mais importantes da Espanha do século XIX.
Gustavo Adolfo Bécquer, nasceu em Sevilha, mais precisamente em uma quarta-feira, dia 17 de fevereiro de 1836.
Dono de uma rica trajetória, além de poeta era também contador de histórias e jornalista, pintor e desenhista.
Como desenhista representou mundos imaginários refletidos em suas rimas e lendas.
Sua sensibilidade literária é vista nitidamente em quase todas suas lendas, Bécquer mistura as percepções de sua experiência como pintor e cria "Os olhos verdes", obra que foi inspirada por um quadro de Kaspar David Friedrich (1774 - 1840), intitulado "Peregrino sobre um mar de brumas", de 1818.
O quadro mostra um homem de costas, quase uma silhueta, que do alto de um penhasco tem diante de si um vale coberto pela bruma e pelas nuvens, as cores que vão do negro ao branco, com tonalidades cinzentas se misturam com uma forte e evidente atração pelo abismo, isso se encaixa perfeitamente na mentalidade do romantismo europeu.
Bécquer identificou com muita presteza a estética do romantismo no quadro de Friedrich, criando assim essa interessante lenda, onde o narrador começa dizendo que o relato se trata do esboço de um quadro que algum dia ele deverá pintar.
Peregrino sobre um mar de brumas,1818
Kaspar David Friedrich
Segue um pequeno trecho da lenda " Os olhos verdes", chamando atenção para a modernidade narrativa.
OS OLHOS VERDES
Há muito tempo tinha vontade de escrever qualquer coisa com este título.
Hoje, que me surgiu a ocasião, eu o escrevi com letras grandes na primeira página de papel e depois deixei a pena voar a seu capricho.
Acredito ter visto uns olhos como os que pintei nesta lenda. Não sei se em sonhos, mas os vi. Com certeza não poderei descrevê-los tais como eram, luminosos, transparentes como as gotas de chuva que deslizam sobre as folhas das árvores depois de uma tempestade de verão. De qualquer forma, conto com a imaginação de meus leitores para fazer-me entender neste que poderíamos chamar esboço de um quadro que pretendo pintar algum dia....
Os olhos verdes faz parte de um conjunto das leyendas ( contos, crônicas de costumes ou relatos variados), sendo composto por 17 textos, onde Gustavo Adolfo Bécquer executou com maestria sua capacidade de criação.

Também foi autor de contos fantásticos como "O Monte das Almas (lenda soriana)".
ReplyDelete